TEREZA DE LOURDES CAMARGO

por adm última modificação 18/10/2024 08h41

Biografia

 

      Natural de Bariri, nascida em 19 de setembro de 1941, filha de Antônio Camargo Guimarães e Zenaide Joana de Faveri Camargo.

      Irmãos: de Maria José de Camargo Guimarães e Antônio Candido de Camargo Guimarães

      Sobrinhos: Ana Fabiola Camargo Fanton Rodrigues, Angela Taísa Camargo Fanton Pessotto, Daniela de Camargo Lipzzyc, Andréa de Camargo  Anceloni e Antônio Cândido de Camargo Guimarães Junior.

     

      Aposentou-se em 2011 com 49 anos de afetivo exercício no serviço público e quando estudante do curso de magistério como voluntária exerceu por 2 anos o curso de alfabetização de adultos no Bairro do Livramento, totalizando portanto 51 anos trabalhados na área da Educação.

      FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

      - Curso Normal - Escola Normal Municipal de Bariri;

      - Licenciada em Pedagogia, com especialização em:

  • Administração Escolar;
  • Orientação Educacional;
  • Supervisão Escolar e,
  • Práticas pedagógicas do Magistério habilitada em lecionar todas as disciplinas pedagógicas do curso normal.

      - Artes Industriais na FEBASP (Faculdades de Belas Artes de São Paulo) com habilitação em desenho industrial;

      - Curso de Educação Artística  - Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio - Itu - São Paulo;

      - Estudos Sociais - Faculdade de Ciências e Letras de Franca - Habilitação Educação Moral e Cívica, História e Geografia 1º Grau;

      - Cades de Matemática (Curso de preparação de professores do ensino médio) Inspetora de Seccional Ensino Secundário de São Carlos - Cadeira de Matemática - Habilitada para lecionar matemática no ensino médio.

      Antes de se formar atuou como professora voluntária em serviços de alfabetização de jovens e adultos no Bairro Livramento - Durante dois anos.

      Atuou como professora em 4 escolar rurais de emergência sendo:

      - Bairro Poção e Barra Mansa (Município de Itaju)

      - Bairro Bom Sucesso e Santa Teresinha (Município de Bariri)

      Ingressou como professora primária no Grupo Escolar de Iporanga - Delegacia de Itapeva - Vale do Ribeira onde permaneceu 2 anos. Após 15 dias de permanência nesta escola a pedido do Sr. Delegado de Ensino Mauro Souto Maior, foi designada Diretora do Grupo e Auxiliar de Inspeção de Ensino - abrangendo 47 escolas isoladas dos municípios de Iporanga e Barra do Turvo - Ambos pertencentes ao Vale do RIbeira.

      Removeu-se a seguir para a Escola Estadual Profº Rener Caram - Santo André, onde também exerceu o cargo de Assistente de Diretor, pertencia ao Bairro Palmares, cuja demanda na maioria era composta por alunos da favela próxima. Permaneceu em Vila Palmares por 10 anos.

      Paralelamente lecionou no Centro Educacional Sesi como professora secundária, disciplina de Artes Industriais no Sesi 221 e Prefeito Saladino, tendo substituído algumas vezes o Coordenador do Curso, ambos na cidade de Santo André.

      Removeu-se para Itu onde lecionou nos seguintes estabelecimentos:

  • Escola Estadual Regente Feijó;
  • Prof. Francisco Nardi Filho e, 
  • Prof. Cícero Siqueira Campos.

      Paralelamente lecionou Artes Industriais no Centro Educacional Sesi, da Educatex na cidade de Salto.

      Anexo a Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio - Itu, lecionou as disciplinas de Matemática, História e Geografia no Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos.

      Foi promovida no processo seletivo de provas e títulos para a função de Coordenador Pedagógico, porém, não assumiu essa função.

      Ingressou como Diretora de Escola Estatual Prof. Lucídio Malta Navarro -  Cabreúva - Diretoria de Ensino de Itu - permanecendo 4 anos até sua remoção para Bariri na Escola Estadual de 1º e 2º Grau Professora Ephigênia Cardoso Machado Fortunato onde permaneceu 26 anos, até sua aposentadoria.

      Em 1995 pelos relevantes trabalhos em prol da comunidade a Liga do Professorando Católico de São Paulo, fundada em 1919 confere o Diploma de Professor do ano a Profª Tereza de Lourdes Camargo e foi condecorada com a Medalha José de Anchieta na Câmara Municipal de São Paulo, pelas mãos do deputado estadual Dr. Milton Flávio em vista aos trabalhos comprovados dedicados a educação.

      Voltando a Bariri depois de 20 anos na Escola Ephigênia como diretora de escola onde dedicou seu precioso tempo aos alunos oferendo-lhes todos os cursos e programas autorizados pela Secretaria de Educação.

      Chegando à Escola Ephigênia em 1986 em virtude da aposentadoria do nosso saudoso amigo Prof. Moacir Aguiar, já encontrou instalado o curso de Magistério diurno e noturno, tendo saudades, pois saiam bons professores e dando continuidade instalou os cursos:

- Contabilidade; Processamento de Dados - Técnico de Informática com laboratórios equipados com máquinas de datilografia e computadores novos na gestão do Prefeito José Aparecido de Araújo; Técnico em Administração; Telecurso 2000 2º grau; e Programa de Flexibilização Curricular (uma organização do currículo com semestralidade), facilitando assim os estudos para os alunos do período noturno cuja demanda quase que na sua totalidade era formada por alunos trabalhadores e nela havia uma concentração de matérias onde os estudos eram facilitados.

      O Ensino Fundamental era no período diurno e nele tivemos o Profic (Programa de Formação Integral da Criança) os alunos permaneciam na escola até as 16 horas, um verdadeiro segundo turno, com um currículo diferenciado e excelentes professores, turmas formadas com alunos filhos de mães trabalhadores que depositavam toda confiança na escola, era oferecido a eles almoço e o lanche da tarde, preparados com carinho pelas merendeiras Rose e Dona Maria. Podemos com orgulho citar um aluno destaque do Profic, Marcio Antonio Pereira conosco desde os 8 anos de idade e hoje o grande coreógrafo da Banda Marcial e os 4 alunos que recordo sempre, os filhos da família de Dona Maria Angélica Bueno de Souza.

      Tudo isto tornou-a grata a todo instante, Deus abençoou-a e acompanhou e vendo hoje com orgulho muitos alunos bem sucedidos graças ao trabalho realizado por excelentes professores, nada se faz sozinho, compartilhar amor e experiência é necessário.

      A seguir iniciou no Ensino Fundamental a Escola de Tempo Integral, nele havia um aumento das aulas do Currículo como Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e disciplinas complementares como: Orientação de Estudos, Projeto de Saúde e Qualidade de Vida, Cultura em Movimento, Hora da Leitura e Experiência de Matemática, visando a formação integral dos alunos.

      Participamos também do Programa Escola Padrão em que recebemos muitos recursos e também apresentações de danças, teatro, cinema vai à escola e contamos muito com apoio de um grande educador Professor Cesar Callegari, na época Presidente da FDE (Fundação do Desenvolvimento da Educação).

      Aos sábados e domingos tínhamos o Programa Escola da Família, escola aberta a comunidade com a participação de estagiários das faculdades das diversas áreas, oferecendo aos alunos participantes, oficinas diversas que ajudavam enriquecer o seu currículo; alguns estagiários do Programa Escola da Família foram contemplados com 100% de bolsas de estudos na faculdade que frequentavam.

      Faziam também parte do programa os integrantes da Banda Marcial, com o maestro Jeferson Carullo dos Santos, cuidavam dos instrumentos musicais, aprendiam e ensaiavam as músicas de seu repertório, contávamos também com parceria dos pais que acompanhavam os seus filhos, auxiliando na manutenção dos instrumentos e na preparação de lanches e acompanhamento em eventos diversos. O Corpo Coreográfico sob a coordenação do Coreógrafo Marcio Pereira zelavam e esmeravam pelos uniformes e o ensaio geral.

      Aos domingos de manhã a quadra era aberta aos jogadores de futebol da comunidade local que permanecem lá até hoje, tendo início desde a inauguração da escola.

      A escola foi campeã em campeonatos estaduais, concurso Anchieta de Trabalhos Artísticos, campeã paulista de vôlei e na campanha do agasalho do fundo social paulista.

      Também eram realizados grandes Festivais de Músicas onde foram revelados alguns artistas e locutores e essa atividade era realizada na quadra da escola e muito prestigiado pelos alunos e comunidade baririense.

      Desde 1986 permaneci na Escola Ephigênia por 26 anos até minha aposentadoria. Iniciei minha vida pública em 1986 e logo no início como vereadora, gestão do Prefeito José Claudio Dos Santos, tivemos o êxito em conseguirmos retirar a "Curva da Morte", pesadelo dos baririenses, encontrei pessoas maravilhosas, bem intencionadas e nosso pedido foi atendido em apenas 6 meses. O DER não iria dispor de recursos financeiros para a realização da obra, contamos com dois baririenses: Geraldo Fanton e João Fanton Filho (Zito), que doaram uma faixa de terra de sua propriedade para o novo traçado viabilizando a obra, contamos com o apoio do vereador Gonzaga nesta realização.

      Na área musical fui inspirada e muito nas atitudes de meu pai, cujo seu hobby era a música. Quando o assunto era banda ele estava sempre presente, participando na criação e coordenação. Em 1952 formou com seus companheiros a Banda Municipal de Bariri. Além desse maravilhoso trabalho que retrata seu amor pela música teve participação valiosa na formação, organização e coordenação de 3 bandas infantis em que eu e meu irmão éramos componentes, e quando vereador fez a indicação e foi atendida a construção da Casa da Música com a casa do maestro anexada. Através dessa trajetória vivida no convívio com a música meu amor por ela é muito grande, o que me levou a formar e cuidar juntamente com dois grandes amigos que hoje e sempre renderei meus agradecimentos em tê-los comigo, Jeferson Carulo dos Santos o meu estimável maestro, profissional competente que merece reverencias de toda comunidade baririense, e o grande e estimado coreógrado Marcio Pereira, que não mediram esforços para juntos formarmos a banda marcial; ambos elevam o nome de Bariri pelos belos trabalhos que apresentam, verdadeiros artistas natos, herdeiros de um dom divino, e tivemos também a felicidades de contar com a participação e colaboração dos pais que nunca deixaram de compartilhar com nossas ações, presentes na participação de eventos o que foi possível desenvolver um trabalho com sucesso. A Banda Marcial nasceu em 1990 tendo pausada as suas atividades em 1996 e em 1997, após parceria com a Escola Ephigênia foi reativada, desta vez levando o nome de Alexandre Giuliano Gallo, falecido em acidente automobilístico, ele fazia parte da fanfarra da escola, sendo a música uma de suas paixões.

      Como vice-prefeita eleita no pleito eleitoral de 2000 na chapa Neto Leoni e Tereza, pudemos realizar grandes feitos em investimentos na banda, que em 2008 passou a ser Banda Marcial Municipal sob minha coordenação, levando cada vez mais e mais longe o nome de nossa querida Bariri.

      Formamos também a fanfarra da APAE com a colaboração de Erivelton Munhoz, a diretora Clarice da Silva Mello e com a participação da comunidade baririense, Prefeitura Municipal e APAE.

      Trouxemos também para Bariri o Polo Uniaras formando mais de 200 alunos neste período com 7 turmas de pedagogia e uma de contabilidade.

      Na área social encontrei verdadeiras parceiras, dinâmicas Rosa Canal, Bia Pacheco, Meire Gasparoto e a Lu do Social, juntas pudemos fazer um excelente trabalho.

      No clube da melhor idade organizamos o estatuto do clube, eleições e contando sempre com a colaboração do casal dona Maria Bassi e Antônio Bassi. Conseguimos investimentos para compra de conjunto de mesas e cadeiras, ventiladores e aparelho de som.

      Fazíamos fraldas para pessoas carentes e cadastradas, com uma verba recebida adquirimos 4 máquinas de costura industrial e montamos o curso "Prespontando o futuro", onde os alunos eram treinados preparando-os para o trabalho em fábricas de calçados.

      Sou uma das fundadores da ABLA (Academia Baririense de Letras e Artes), com 20 anos de existência e também uma das fundadores do Rotary Clube 16 de junho de Bariri, com 12 anos no Rotary, nosso lema é dar de si antes de pensar em si.

      Em 12 de junho de 2023, recebi na Câmara Municipal de Bariri, a Medalha 16 de junho pelos relevantes trabalhos em prol da comunidade baririense, projeto elaborado pelo vereador Edcarlos dos Santos, aprovado por unanimidade.

      Sou baririense e amo minha cidade e meu povo, segundo Madre Tereza de Calcutá "Sou feliz e coloco amor sempre em minhas ações, a realização nos torna fortes para podermos caminhar visando o bem do próximo, e o amor que doamos hoje é o mesmo que receberemos no amanhã."

      Na escola da vida, tive muitos dilemas, enfrentei obstáculos, porém, sempre perseverante em meus objetivos, procurando trabalhar com dedicação e firmeza. Faço da vida uma caminhada de doação, procurando dedicar-me aos outros, principalmente crianças e jovens, fazendo da minha caminhada uma realização pessoal e concretizando sonhos, sendo assim, e reforçando as palavras do Dr. Pedro Brandão "O resultado de um grande trabalho é reflexo de uma grande equipe, e com a qual sempre pude contar. Agradeço a Deus por tudo e todos que colocaram no meu caminho, pois pude contar sempre com bons amigos e bons funcionários.

      Minha vida foi pautada na educação e firme sou em acentuar, ressaltando que se tivesse de voltar atrás, começaria tudo de novo e seria novamente "PROFESSOR".

TEREZA DE LOURDES CAMARGO

TEREZA DE LOURDES CAMARGO

:
: 19/09/1941
: (14) 3662-2311
: 17.250-000
: Rua Francisco Munhoz Cegarra, 126
: 17.250-000
: Inativo
:
Partido * Data de filiação * Data de desfiliação
  • 12ª Legislatura 1997/2000 (2008 - 2008)